5 de mar. de 2010

Alunos do Colégio COC desenvolvem projetos voltados para ação social PDF Imprimir e-mail



O consumismo tem trazido sérias conseqüências para o mundo e para a sociedade que nele vive. A economia capitalista que incentiva tal comportamento tem sido responsável também, pela exploração de trabalhadores e desigualdades sociais. Com o intuito de alertar a população para esse mal, a Campanha da Fraternidade 2010 apresenta nesse ano o tema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Foto: Talita Gonçalves
As atividades desenvolvidas pelos alunos ultrapassaram os muros da escola e
refletem na comunidade araguarina


Na manhã da última quarta-feira, a campanha foi apresentada aos alunos do Colégio COC/Sagrado Coração de Jesus, e na ocasião, outra importante iniciativa aconteceu: os projetos Programa de Assistência aos Animais Carentes – PAAC e Renova-cão, desenvolvidos por estudantes do colégio, também foram expostos como forma de incentivar a adesão às atividades.

A mobilização e conscientização dos alunos ultrapassaram os muros da escola e fazem a diferença no meio em que vivem. Criado na Campanha da Fraternidade de 2008, que era voltada para a defesa da vida, o PAAS surgiu com o objetivo de realizar o tratamento dos animais abondonados na rua. Um dos idealizadores da iniciativa, o aluno Caio Henrique F. L. Domingos, explica de que forma isso acontece. “Recolhemos os animais, levamos para receberem cuidados nos pet shops com o dinheiro que conseguimos levantar através de doações. Depois eles são encaminhados para o sistema de adoção e nós tentamos conseguir um lar para esse animal.”

No entanto, apesar da boa vontade do grupo, muitos continuam receosos sobre as atividades. “Recebemos total apoio interno da escola, porém algumas pessoas desconfiam e não olham o que fazemos com bons olhos, se perguntando o porquê de estarmos tratando de um animal e não de um ser humano. Mas não podemos pegar uma criança e levar para a nossa casa, pois isso é seqüestro, e quando se trata de um cão ou um gato, temos mais disponibilidade para fazer o tratamento,” justifica Caio Herique.

Outra proposta do grupo envolvendo a causa animal consegue uni-la a uma ação importante: o projeto Renova-cão. Trata-se da recuperação de jovens junto aos cães. “Pensamos que esses animais são amorosos, e os jovens que estão em recuperação precisam desse carinho, um ajudando o outro a melhorar. Dentro dessa proposta, um amestrador disponibilizou um horário para ensinar os jovens a adestrar seus cães, e quando o jovem estiver reabilitado, ele terá uma profissão a desempenhar e entrará na sociedade com o pé direito,” conta a estudante Ana Paula Cruz de Sousa.

Ainda em fase de elaboração, uma nova idéia proposta pela aluna Gabriela Caixeta Andrade é a arrecadação de alimentos. Segundo a jovem, um esquema será organizado para pedir a contribuição em cada turma, num determinado mês e tipo de mantimento. “Iremos às associações e outras instituições que fazem esse trabalho para saber qual alimento está em falta. Também pensamos em reunir tudo, montar cestas básicas e distribuir para aqueles que necessitam,” contou.

A boa vontade dos jovens deixa a coordenadora e professora de ensino religioso Silvia Scalia satisfeita. “Acredito que possa haver transformação na nossa sociedade, e quando eu acredito nisso, faço do meu crer a ação. É o meu papel fundamental: com o conteúdo que eu trabalho, falando sobre vivência de valores, tenho que oportunizar essa ação que parte deles. Quando o jovem percebe que pode ser agente de transformação, ele encara o projeto e acredita que pode mudar a sociedade”, finalizou.

Para se tornar um associado ao PAAC e contribuir para a causa, basta participar da reunião semanal que acontece às segundas-feiras, das 16h30 às 17h30 no colégio. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.paacadote.tk. O e-mail de contato é paac.araguari@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário